Objetivo Fazer um diagnóstico atual da situação operacional do posto, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria da rentabilidade.
Formato Consultoria que será composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação atual do negócio e sugerindo as diversas diretrizes estratégicas a serem implantadas. Para isso, faremos os estudos e diligências necessárias que servirão de sustentação para o relatório final.
1. ANÁLISE MACRO-AMBIENTAL Consiste no estudo das variáveis que podem influenciar a estratégia da empresa em nível global, nacional, regional ou local: 1.1 Aspectos econômicos 1.2 Aspectos sócio-culturais 1.3 Aspectos demográficos 1.4 Aspectos naturais e ecológicos 1.5 Aspectos políticos 1.6 Aspectos tecnológicos
2. ANÁLISE MICRO-AMBIENTAL Estuda as variáveis externas que podem ser monitoradas e controladas pela administração estratégica da empresa: 2.1 Consumidores 2.2 Clientes atuais 2.3 Potenciais consumidores 2.4 Bases de segmentação (características geográficas, demográficas e comportamentais)
3. ANÁLISE SETORIAL Rastreamento do comportamento do setor de revenda varejista de combustíveis: 3.1 Tendências de mercado 3.2 Referências de mercado para um posto (receitas, despesas, resultados e estruturas operacionais) 3.3 Participação de mercado por concorrente 3.4 Sazonalidades 3.5 Intensidade da concorrência no setor
4. ANÁLISE DE PRODUTOS Estudos sobre a adequação do composto de produtos e serviços oferecidos: 4.1 Participação de mercado 4.2 Estratégias de produtos e serviços 4.3 Estratégias de serviços agregados (conveniência, farmácia, floricultura, etc.) 4.4 Estratégias de preço 4.5 Estratégias de comunicação 4.6 Estratégias de relacionamento 4.7 Posicionamento, imagem e marca
5. ANÁLISE INTERNA Consiste na análise do comportamento interno da organização: 5.1 Compatibilidade e coerência do modelo de negócio 5.2 Infra-estrutura 5.3 Logística 5.4 Impactos e tendências 5.5 Processos
6. DIAGNÓSTICOS Demonstração da situação apurada: 6.1 Forças e fraquezas 6.2 Oportunidades e ameaças 6.3 Riscos situacionais
7. OBJETIVOS DE MARKETING Elaboração das metas de marketing
8. ESTRATÉGIAS DE MARKETING Definição das estratégias a serem adotadas
9. ANÁLISE DE RISCOS DECORRENTES Apuração dos riscos resultantes das estratégias adotadas
10. PLANO DE AÇÃO Definição genérica das ações de marketing
11. PLANO DE CONTINGÊNCIA Previsão de ações para situações inesperadas
12. ORÇAMENTO DE MARKETING Previsão genérica de receitas para as ações de marketing
13. CONTROLE Definição dos métodos de controle das ações de marketing
14. PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Adequação das relações entre os funcionários e a empresa: 14.1 Apuração da política de recursos humanos 14.2 Estudos sobre a necessidade real de mão de obra 14.3 Política de benefícios 14.4 Dicas e sugestões para uma política de RH mais eficaz, voltada para o comprometimento em resultados
15. PLANO DE COMUNICAÇÃO Estudo sintético das estratégias de comunicação a serem adotadas
16. PLANEJAMENTO FINANCEIRO Análise da situação financeira da empresa com levantamento da situação nos três últimos meses: 16.1 Levantamento das receitas, custos e despesas 16.2 Demonstração de resultados operacionais 16.3 Estudo analítico da composição das receitas, custos e despesas no resultado do negócio 16.4 Análise de novos investimentos 16.5 Formação e análise de custos por produto ou categoria de produtos 16.6 Análise das receitas, despesas, custos e resultado operacional por produto e por tipo de venda e o impacto no resultado 16.7 Apuração das despesas financeiras e seu impacto no negócio 16.8 Política de capital de giro adequada com a situação 16.9 Política de controle de perdas (inadimplência, roubos, evaporação de produtos, etc.) 16.10 Dicas e sugestões para um planejamento financeiro simples e eficaz
17. SITUAÇÃO LEGAL Levantamento dos fatos operacionais e administrativos que são regulados por lei.
17.13 Dicas, sugestões e apontamento de riscos sobre possíveis irregularidades legais
18. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Levantamento dos procedimentos contábeis e tributários e a elaboração de dicas e sugestões sobre a conduta contábil e tributária mais apropriada, visando através da elisão fiscal o menor pagamento de tributos:
Objetivo Fazer um diagnóstico atual da situação financeira do posto, apontando os riscos e oportunidades e apresentando sugestões de melhoria da rentabilidade.
Formato Consultoria que será composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação atual do negócio e sugerindo as diversas diretrizes estratégicas a serem implantadas. Para isso, faremos os estudos e diligências necessárias que servirão de sustentação para o relatório final.
Análise da situação financeira da empresa com levantamento da situação nos três últimos meses: 1. Levantamento das receitas, custos e despesas 2. Demonstração de resultados operacionais 3. Estudo analítico da composição das receitas, custos e despesas no resultado do negócio 4. Análise de novos investimentos 5. Formação e análise de custos por produto ou categoria de produtos 6. Análise das receitas, despesas, custos e resultado operacional por produto e por tipo de venda e o impacto no resultado 7. Apuração das despesas financeiras e seu impacto no negócio 8. Política de capital de giro adequada com a situação 9. Política de controle de perdas (inadimplência, roubos, evaporação de produtos, etc.) 10. Dicas e sugestões para um planejamento financeiro simples e eficaz
Obs.: A consultoria se restringe a mostrar a situação do negócio e sugerir com fundamentação mudanças na operação do posto. Opções para acompanhamento sobre a implantação das medidas e Assessoria.
Quem quer adquirir um posto precisa decidir qual a melhor opção de negócio. É neste momento que surgem as dúvidas:
Qual a melhor cidade? Qual a lucratividade e o tempo de retorno do investimento? Quais os riscos que vou correr? Essa galonagem declarada é verdadeira ou não?
É melhor investir numa boa assessoria, mesmo que o negócio não venha a ser realizado, do que investir mal o capital.
Serviço prestado
Analisamos o negócio nos seus mais variados aspectos: situação legal, tributária, financeira, ambiental, mercadológica e retorno sobre investimento. A análise pode ser feita de forma completa ou separada conforme abaixo:
Consiste num trabalho apurado de análise do posto e conseqüente emissão de um laudo de avaliação. É feito "in loco" considerando as peculiaridades do local, atende os requisitos legais de avaliação e é feito por profissionais experientes no segmento de postos revendedores sob os mais rigorosos critérios.
Sobre a avaliação
São consideradas as características sazonais e regionais e o potencial de mercado atual e futuro do bem avaliado, tudo através de estudos sistêmicos com base nos métodos regulamentados de avaliação.
Objetivos
1. Determinar o “valor de mercado” do posto. 2. Apresentar uma projeção de lucratividade e retorno do investimento. 3. Demonstrar a situação atual do posto, em especial os aspectos comerciais, tributários e legais que envolvem o negócio. 4. Identificar todos os riscos e oportunidades pertinentes ao negócio.