Home A Empresa Serviços Projetos Metodologia
Home
A Empresa
Serviços
Projetos
Metodologia
Fale Conosco
Informações Financeiras
Downloads
Postos a Venda
Informe Juridico
Links
Downsizing
Break-Eaven Point
Franchising
Fluxo de Caixa
Reengenharia
ABC Método
CASE 1
Blog

Franquia

 

Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador  (detentor da marca) cede ao franqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patente, infra-estrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.

As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.

A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi o Yázigi Internexus, em 1950.

Podemos considerar três tipos de franchising:

 

Franchising de distribuição

O franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando da assistência técnica e comercial.

 

Franchising de serviços

O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último.

 

Franchising de indústria

O franqueado fabrica ele próprio o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.

 

 

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Reengenharia&oldid=8956682>. Acesso em: 18 jul2008

Este texto é uma reprodução literal, obtido da Wikipedia, publicado de acordo com as instruções oferecidas por esta renomada enciclopédia: "Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode fazê-lo, mas tem de obedecer à GNU FDL. Se estiver simplesmente a duplicar o artigo da Wikipédia deverá obedecer à secção 2 da GFDL, sobre cópia textual."

Artigo 2 da GNU FDL:

 








 



***   Penna Assessoria e Sistemas Ltda   ***

 Nextel: (55) 11 97415 8969       Fone: 11 2339 0137         mail:   contato@pennassessoria.com.br

Site Map