Franquiaoufranchisingé umaestratégiautilizada emadministraçãoque tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador(detentor da marca) cede aofranqueado(autorizado a explorar a marca) o direito de uso da suamarcaoupatente,infra-estrutura, know-howe direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva deprodutosouserviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento aofranqueadorsob a forma deroyalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso detecnologiade implantação eadministraçãode negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
É obrigatória a apresentação de uma circular de franquia pelo franqueador, indicando as condições gerais do negócio jurídico. Embora possibilite retorno mais rápido, a compra de uma franquia geralmente exige uminvestimentoinicial alto pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.
As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas, de distribuidores e outros.
A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi oYázigi Internexus, em 1950.
Podemos considerar três tipos de franchising:
Franchising de distribuição
O franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando da assistência técnica e comercial.
Franchising de serviços
O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último.
Franchising de indústria
O franqueado fabrica ele próprio o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.
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