Downsizing (em português: achatamento) é uma técnica aplicada das abordagens contemporâneas da Administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica.
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negocio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.
A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.
O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.
O downsizing visa os seguintes objetivos:
* Redução de custos;
* Rapidez na tomada de decisão;
* Resposta mais rápida às ações do concorrente;
* Comunicação menos distorcida e mais rápida;
* Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia; * Promoção das sinergias dentro da empresa; * Elevação da moral na gerência geral; * Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos; * Aumento da produtividade dos gerentes.
Para atingir os objetivos seguem-se as seguintes etapas:
* Planejamento; * Definição de metas; * Elaboração de princípios básicos; * Coleta de fatos; * Identificação de oportunidades; * Planejamento de melhorias; * Execução.
O projeto de Downsizing envolve também:
* Análise dos custos e da evolução de indicadores * Avaliação do valor agregado ao produto * Eliminação de posições e níveis hierárquicos * Simplificação da estrutura * Análise da viabilidade de terceirização de serviços * Reavaliação dos critérios de análise do desempenho pessoal
Referências
* Gestão Empresarial: De Taylor aos nossos dias, 1 Ed. São Paulo: Pioneira, 2001.