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Downsizing (em português: achatamento) é uma técnica aplicada das abordagens contemporâneas da Administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica.

Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com o Planejamento estratégico do negocio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.

A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.

A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.

O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.


O downsizing visa os seguintes objetivos:


* Redução de custos;

* Rapidez na tomada de decisão;

* Resposta mais rápida às ações do concorrente;

* Comunicação menos distorcida e mais rápida;

* Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia;
* Promoção das sinergias dentro da empresa;
* Elevação da moral na gerência geral;
* Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos;
* Aumento da produtividade dos gerentes.

Para atingir os objetivos seguem-se as seguintes etapas:

* Planejamento;
* Definição de metas;
* Elaboração de princípios básicos;
* Coleta de fatos;
* Identificação de oportunidades;
* Planejamento de melhorias;
* Execução.

O projeto de Downsizing envolve também:

* Análise dos custos e da evolução de indicadores
* Avaliação do valor agregado ao produto
* Eliminação de posições e níveis hierárquicos
* Simplificação da estrutura
* Análise da viabilidade de terceirização de serviços
* Reavaliação dos critérios de análise do desempenho pessoal


Referências

* Gestão Empresarial: De Taylor aos nossos dias, 1 Ed. São Paulo: Pioneira, 2001.

 
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