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Dicas para organizar melhor o fluxo de caixa

 

Você pode montar o fluxo de caixa com planilhas de Excel, softwares de gestão financeira ou até manualmente. Seja qual for a forma escolhida, é importante ficar atento a alguns procedimentos que modificam sensivelmente os resultados ao final do período trabalhado.

Confira:

1 - Projete seu fluxo de caixa para um período mínimo de três meses. Para cada dia você registra o saldo inicial (valor em caixa registrado na data), entradas, saídas, saldo operacional (valor das entradas menos as saídas na respectiva data) e saldo final (soma do saldo inicial e do operacional);


2 - Registre separadamente as entradas e saídas previstas e efetivas, discriminando a origem das receitas e o destino das despesas. Nas entradas de caixa, faça a distinção das diversas formas de recebimento, como dinheiro, cheque pré-datado, duplicatas e cartão de crédito e principalmente o famoso “Fiado”, que embora politicamente incorreto, sabemos fazer parte do dia a dia da maioria das empresas.

Nas saídas, leve em conta itens como impostos, pagamentos a fornecedores, pró-labore, salários, comissões a vendedores, encargos sobre a folha de pagamento, contas de água, luz e telefone, gastos com propaganda e marketing, despesas bancárias, aluguel, honorários do contador, pagamento de outros serviços, despesas com veículos, material de escritório, equipamento e financiamentos. Isso permite controlar cada centavo gasto, assim como tudo o que entra no caixa.


3 - Na sua previsão de três meses, de nada adianta se munir de um fluxo de caixa se você não alimentá-lo com números realistas. "Um dos erros mais comuns é a estimativa exagerada das vendas". Para não cair na armadilha, é importante analisar com cuidado a carteira de clientes, o histórico do caixa da empresa, fatores sazonais e dados do mercado.


4 - Dê bastante atenção aos extratos bancários para não contabilizar como dinheiro em conta cheques devolvidos ou pagamentos não realizados. A medida tem outra vantagem: só com acompanhamento detalhado das contas a receber é possível agilizar a cobrança dos clientes em atraso para minimizar a necessidade de capital de giro.

5 - Embora algumas empresas calculem o fluxo de caixa em períodos semanais, especialistas recomendam a apuração diária. "O período semanal pode esconder saldos negativos em determinados dias no decorrer da semana”.


Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

 





Ações para coibir abusos e riscos.

 

  • Segregação de função

Nenhum funcionário, independente da posição, título ou função, pode processar sozinho uma transação do início a conclusão. 
Exemplo: quem faz não aprova, e quem aprova não faz.

  • Definição de responsabilidade

Nenhuma operação poderá ser processada sem alguma forma de autorização, que pode ser manual (assinada) ou autorizada por meio de senha eletrônica (senha de supervisor ou autorizador).

  • Inventário, conciliação ou prova de contas;

Registros contábeis devem ser periodicamente comparados com os registros físicos, documentos ou conta de controle, para assegurar sua exatidão e promover as regularizações, quando forem necessárias.

  • Acesso em duplas ou duplo acesso;

Documentos que respaldem juridicamente os direitos de uma instituição ou de seus clientes requerem duas pessoas para sua guarda e retirada.

  • Princípio da transparência de controle

Toda rotina de conferência/controle deve ser evidenciada por meio de registro de verificação, por carimbo e/ou visto do responsável;

  • Definição de responsabilidade

Todo funcionário deve ser suficiente e claramente informado das responsabilidades e controles  exigidos em seu trabalho. Aqueles com funções de guarda de valores e de autorização de transações não devem em hipótese nenhuma compartilhar segredos, chaves, senhas de acesso que estejam sob sua responsabilidade direta.

 

 





SUSTENTABILIDADE

VOCÊ SABIA?


• Pneus velhos podem virar combustível alternativo no co-processamento em fábricas de cimento e pó de borracha para uso em asfalto, na produção de óleo combustível e gás

• Rodas de ferro são transformadas em peças metálicas e para materiais da construção civil

• O óleo interno do amortecedor pode ser usado na fabricação de lubrificantes

• Partes metálicas do óleo são matéria prima para a indústria ou em produtos utilizados na construção civil

• Tambores e discos de freio são reutilizados como matéria prima na fabricação de discos e tambores novos, entre outras peças

• Dos catalisadores são extraídos os metais nobres: platina, paládio e o Ródio que são reutilizados na fabricação de catalisadores novos

• Óleo do motor é refinado e utilizado como matéria prima nas indústrias de óleos lubrificantes

• O chumbo da bateria é usado na fabricação de baterias novas

• As oficinas e Postos de Distribuição de Combustiveis devem contatar empresas de reciclagem credenciadas e registradas por entidades reconhecidas para fazer o descarte de oléo usado, vidros, embalagem  e peças plásticas

• As embalagens devem ser armazenadas em local com piso impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção para caso de vazamento

• O reciclador de solventes pode reciclar em média 85% do solvente utilizado. A oficina também deve adotar o lixamento a seco e pintura à base de água

• Existem máquinas de lavagem no mercado que utilizam detergente biodegradável para a operação

 





DICAS DE GERENCIAMENTO

Atualização do Mix de Produtos

O primeiro passo é analisar as vendas pela importância de cada item vendido, através dos relatórios da curva ABC, gerados pelo sistema de automação. Você verá que 20% dos produtos vendidos respondem por cerca de 80% do faturamento e do lucro da loja.

Avalie os itens que vendem mais, aumente as áreas de exposição deles e elimine todos os que giram pouco. É possível ganhar mais trabalhando com 600 itens do que manter 1.200 que não giram e ainda confundem os clientes na hora da compra.

 


Precificação

Marcar preço não é simplesmente multiplicar o valor de compra por um percentual de lucro. Verifique como o seu sistema de automação trabalha: se é por markup ou margem. Entenda os conceitos de precificar:

  • Margem bruta é o resultado final entre o preço de venda e o custo dos produtos;
  • Markup é o índice que se aplica sobre o preço de compra para chegar ao preço de venda, dentro das margens brutas desejadas;
  • Trabalhe com margens diferentes para cada categoria ou mesmo por itens dentro da mesma categoria. Dessa forma é possível aumentar o lucro sem comprometer a imagem de preços altos;
  • Quem faz o preço é o mercado. Entenda os limites e trate de melhorar as suas margens, ou deduza custos, ou o melhor: aumente as vendas para ganhar no volume;
  • Conheça as reações dos seus clientes e a sensibilidade a preços.

Avalie os resultados durante o mês e corrija as distorções a tempo de recuperar perdas de margem antes de fechar o mês.

 


Categorias de baixo giro

Mercearia, higiene pessoal e material de limpeza têm 1% de participação nas vendas na média das lojas brasileiras.

Por que insistir em manter gôndolas semi-vazias com produtos que não giram e só dão prejuízo pelas quebras, validade vencida, ocupação de espaço, dentre outros incômodos?

Seja ágil, elimine esses itens e as gôndolas improdutivas, ocupando o espaço com algo produtivo e gerador de lucro, como mesas e cadeiras para que os seus clientes possam consumir mais itens do fast food com conforto.

Aumentando a permanência na loja, o crescimento de vendas é imediato.



Trabalhar com alimentos frescos exigem cuidados

Comidas rápidas, café, salgados, sanduíches exigem cuidados com a Segurança Alimentar, atendendo aos padrões de qualidade e higiene previstos na RDC 216 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As normas sanitárias são simples e dependem de organização, pessoal comprometido com qualidade e algumas medidas de adequação dos equipamentos e das áreas de retaguarda.

O mais importante é que as regras sejam seguidas repetidamente e a equipe tenha consciência plena dos riscos a que se expõe em caso de eventuais contaminações por falta de higiene, contaminações cruzadas, produtos mal conservados e estocados em temperaturas inadequadas etc.

Cuidado porque as multas são pesadas e, se a notícia chegar à imprensa, o prejuízo pode ser ainda maior.

 


Trate bem a equipe

Trate bem da equipe, pois dela vêm os resultados. Capacitar não é tão difícil e é importante ter regras, metas de vendas, redução de perdas e desperdícios, motivação diária para impulsionar vendas e, principalmente, ações gerenciais na supervisão o tempo todo, orientando e treinando no próprio local de trabalho.

Para motivar a equipe são primordiais reuniões periódicas para discutir resultados, metas e ações. Nesse momento, use a experiência do dia a dia para motivar e estimular melhores resultados de vendas e lucro. Mas não se esqueça de dividir o bom desempenho com a equipe.



Desperdício é Pior  do que Perdas Identificadas

Observe na loja de conveniência os seguintes gastos:

·        Descartáveis (copos, canudos, guardanapos, sachês e outros);

·        Falta de organizadores nas áreas de estoque, que geram perdas de produtos do fast food;

·        Energia elétrica: equipamentos ligados sem necessidade, luzes acesas, ar-condicionado sem manutenção, fuga de energia por deficiência nas instalações;

·        Área de estoque desorganizada, o que gera perdas por manuseio, quebras etc.

 

 

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